ENCONTRO ESTADUAL II

30/01/2010 00:28

Na segunda parte do Encontro Estadual da CUFA-MA, na tarde do dia 24 de janeiro, foi dado prosseguimento as discussões que tinham como temas as Ações Preventivas à Criminalidade Juvenil e a Comunicação e Mobilização Social.

Para discorrer sobre o primeiro tema a mesa contou com a presença do Cel. Odair (Coord. da Polícia Comunitária de São Luís), Claudia Gouveia (Coord. do Projeto Mães da Paz) e Preto Zezé (Articulador Nacional da CUFA).

Nesta ocasião foi exposto o vídeo do Projeto Ronda Cultural, criado e coordenado pela CUFA-CE e foi discutida a posição da periferia diante da investida policial e a posição da polícia diante de situações de risco. Colaborando com o debate o Preto Zezé falou da necessidade de uma aproximação entre a comunidade e o policiamento para que haja diálogo entre as partes e conseqüentemente a tomada de novas diretrizes e comportamentos.

Por sua vez o Cel. Odair, explanou sobre a visão da polícia no processo de abordagem feita à comunidade, sobre as ações de repressão e prevenção e também sobre a necessidade da participação ativa da sociedade nas tomadas de decisões quanto à segurança pública.

Encerrando o tema Ações Preventivas à Criminalidade Juvenil, tomou a palavra a Coord. Claudia Gouveia, que relatou sobre o projeto Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) que conta com o Protejo (Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade) e Projeto Mães da Paz, relatando suas ações e programas. Depois os ouvintes puderam participar do momento tendo suas dúvidas respondidas pelos presentes na mesa.

A mesa seguinte, que teve como tema a “Comunicação e Mobilização Social”, contou com a presença de Flávia Quirino (Coord. de Comunicação da CUFA), Samira Salomão (representante da emissora Globo) e Billy Freire (Coord. de Bases da CUFA-MA).
A Samira Salomão enfatizou a importância da parceria entre a Cufa e a emissora Globo em todo o Brasil, da necessidade de se estreitar ainda mais esta relação para que seja possível a realização de mais projetos em conjunto, exemplificando com o sucesso dos principais projetos da CUFA Brasil em parceria com a Globo.
Dando destaque para a importância do Plano Nacional de Comunicação, a Flavia Quirino por sua vez, observou também a necessidade dos membros da CUFA estarem inseridos na rede nacional, do padrão de assinatura de e-mail e modelos de diversas ações que a comunicação deve seguir dentro da Cufa.
Finalizando este momento, o Billy reiterou as palavras da Flavia Quirino e reforçou junto às bases a urgência em agregar pessoas para o corpo da entidade, da busca por parceiros para seus projetos e ações. Após estas explanações houve uma etapa de perguntas.

Assim, encerrou-se oficialmente o I Encontro Estadual da CUFA-MA. Dentre os presentes houve também a participação dos representantes da Federação de Skate do MA, do Superintendente do Incra – MA, Benedito Pires II, e a cobertura televisa da TV Mirante (Globo local) e TV São Luís (Record local).
 

Voltar

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.